Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Mercosul: Países membros, locomoção entre países, integração e outros

Perguntas e respostas sobre O que é Mercosul? Quais os seus membros? Como funciona a locomoção entre países do Mercosul? Qual o nível de integração econômica entre os países?

Página Inicial / Política

O que é Mercosul?

O Mercado Comum do Sul, ou Mercosul, é um órgão intergovernamental fundado em 26 de março de 1981 pelo tratado de Asunción. O Mercosul determina um livre comércio entre os seus membros, incentivando o comércio entre eles e fortalecendo a indústria e economia local.

Quais os seus membros?

Na sua primeira formação, o bloco era composto por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. 21 anos depois, em 2012, a Venezuela se integra ao bloco. A Bolívia vem desde esse mesmo ano aguardando resposta de sua solicitação de participação do bloco. Existem ainda os estados associados, que não participam diretamente do bloco. São eles: Chile (1996), Peru (2003), Colômbia e Equador (2004), Guiana e Suriname (2013).

Qual o motivo de sua criação?

Com o objetivo de estabelecer uma integração financeira e social entre os países, o Mercosul visa a formação de um mercado comum para os integrantes. O mercado comum estabelece as seguintes ordens: fixação de uma tarifa externa comum (TEC) para ter uma política comercial conjunta em relação a países ou blocos de fora; livre circulação de bens e serviços entre países do bloco; comprometimento dos estados a harmonizar e homogeneizar as políticas públicas, afim de fortalecer e facilitar a união; coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais.

Como funciona a locomoção entre países do Mercosul?

Segundo a CMC Nº. 18/08, é possível transitar na maioria dos países que formam o bloco apenas com a carteira de identidade, são eles: Argentina, Paraguai, Brasil, Chile, Venezuela, Bolívia, Colômbia, peru e Equador.

Qual o nível de integração econômica entre os países?

A integração entre os países do Mercosul é denominada aduaneira, já que existe um livre comércio regulado pela TEC e a política externa dos países é bem próxima. Esse tipo de integração é interessante para regiões que tem como objetivo crescer a economia local juntamente aos países de seu continente.

Quais os dados principais do Mercosul?

O território total ocupado pelos países do Mercosul é de 12.789.558 km² com uma população total de 275 milhões de habitantes. O PIB composto por todos os países chega a US$ 3,2 trilhões, ocupando o quinto lugar no mundo, caso fosse considerado um país. O comércio gera US$ 54,9 bilhões de reais, a maioria por produtos industrializados. Na agricultura lidera o mercado do açúcar e da soja, mas na carne bovina, vinho e arroz também está muito a frente. O território do Mercosul representa 20% da reserva de petróleo mundial, que representa como a maior do mundo neste quesito, 3% de gás natural e 16% de gás de xisto.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes