Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


O que é comendador? O que é comenda e comendadores famosos

Perguntas e respostas sobre o que é comendador. O que ele faz, quais comendadores famosos no mundo, o que é comenda e qualquer um pode receber esse título?

Página Inicial / Política

O que é comendador?

Comendador é aquele cidadão que recebeu uma comenda, um benefício antes conferido a cavaleiros e eclesiásticos. Hoje, o título remete apenas a uma distinção de honra.

O que é comenda?

Comenda é um título honorário dado para determinadas figuras proeminentes em seu ramo de atuação.

Na origem, ela era um benefício concedido para eclesiásticos e cavaleiros de ordem militar. Antigamente, o título era confiado junto com um pedaço de terra que era como gratificação por serviços prestados. A obrigação do comendador era então proteger essa propriedade contra inimigos e malfeitores.

Qualquer pessoa pode receber uma comenda?

Não, pois o grau é uma outorga exclusiva para: juízes, secretários de estado ou do Distrito Federal, secretários do município, conselheiros de consulados e embaixadas, cônsules, determinados representantes das Forças Armadas, profissionais eméritos das ciências políticas, econômicas e sociais. Pesquisadores científicos, professores eméritos e/ou titulares, presidentes de institutos, academias e fundações de ciências, presidentes de associações culturais, literárias e científicas, presidentes de conselhos profissionais regionais e federais, presidentes de entidades de classe, diretores de empresas privadas ou públicas, autoridades de notório saber em funções públicas e outros representantes de hierarquias equivalentes também podem receber o título.

Quais são alguns comendadores famosos no Brasil?

Alguns dos comendadores mais conhecidos do Brasil são: Marcelo Yuka, Arnaldo Antunes, Rolando Boldrin, Adylson Godoy, José Mourão, Antônio Araújo, Walter Carvalho e Aldir Schlee.

Outros que ganharam destaque em outros países?

Internacionalmente, há uma série de comendadores de destaque em suas respectivas áreas. Podemos citar: John Rick, Pedro Almodóvar, Enzo Ferrari e Rondão Almeida.

O que é necessário fazer para ganhar título?

Desde a concepção dessa honraria, o comendador é alguém que não nasceu nobre, como se dá com título tipo Conde, Visconde, Barão e Duque, por exemplo. Contudo, as contribuições de certas personalidades foram (e são) consideradas merecedores de uma comanda. Essas contribuições podem se referir à atividade profissional ou ainda à influência política, econômica e social do sujeito homenageado.

O comendador possui alguma função específica?

Não, a comenda é apenas um título honorário concedido a certos indivíduos proeminentes na sociedade. Portanto, o comendador não assume nenhum tipo de compromisso com o estado. Trata-se somente de uma distinção honorífica.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes