Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


O que é uma oligarquia? Sistema oligárquico é vigente?

Perguntas e respostas sobre o que é uma oligarquia? Onde foi implantada pela primeira vez? O sistema oligárquico é vigente em algum lugar? Veja a nossa FAQ.

Página Inicial / Política

O que é uma oligarquia?

Oligarquia é uma palavra originada do grego e possui o sentido de “governo para poucos”. O poder político está limitado e pertence apenas a um pequeno conjunto de indivíduos e diz respeito apenas a interesses próprios.

Onde foi implantada pela primeira vez?

A oligarquia, como diversas outras políticas, teve sua origem primária na Grécia. Não sabe-se ao certo onde, mas é estimado de que várias cidades-estado foram governadas como oligarquias. Está relacionado a isso a ideia Grega de que os homens dotados de conhecimentos filosóficos eram mais capazes que os demais para governar o Estado. Sendo assim, havia na Grécia uma clara limitação do acesso à política em si e às decisões estatais.

O sistema oligárquico é vigente em algum lugar?

A oligarquia não é necessária e oficialmente estabelecida em um Estado. Normalmente, há subdivisões no governo que decidem questões sociais e econômicas. Em alguns casos, podem ser consideradas subdivisões oligárquicas, como por exemplos, sistemas de democracia pouco vigentes, eficientes. Uma forma mais clara de governo oligárquico é a ditadura militar ou por um outro déspota desinteressado em governar para o povo e com o povo.

Como foi a Oligarquia no Brasil?

A oligarquia no país brasileiro esteve presente durante o governo ditatorial militar. O nome recebido ao período de 1889 até 1930 fora de nome de uma República Oligárquica, considerando que o povo brasileiro não participava direta ou ativamente das decisões nacionais, apenas o grupo militar. Sucedeu a Monarquia e contou com um período em que os grupos políticos ansiavam por mudanças:

  • Positivistas: Baseavam-se na ideia de que a ordem traria progresso. Era um grupo a favor da ditadura e que os militares ocupassem cargos políticos como manutenção da estrutura política nacional.
  • Federalistas: Inspiravam-se na estrutura federal Estadunidense, garantindo o máximo de autonomia para o Estado. Em sua composição, estavam cafeicultores paulistas interessados na livre concorrência.
  • Jacobinos: Por sua vez, o grupo dos Jacobinos defendia uma ditadura baseada em uma ditadura próxima do período da Revolução Francesa. Estavam, em sua maioria, concentrados no Rio de Janeiro e eram intelectuais de classe média-alta.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes