Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Palácio do Planalto. Endereço, pavimentos, biblioteca e mais

Perguntas e respostas sobre o Palácio do Planalto. Qual o tamanho da Biblioteca do Palácio do Planalto? Qual o endereço do Palácio do Planalto?

Página Inicial / Política

O que é Palácio do Planalto?

O Palácio do Planalto é o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do Brasil, a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.É a sede oficial do poder executivo do Governo Federal brasileiro. Palácio do Planalto é o nome oficial do Palácio dos Despachos da Presidência da República Federativa do Brasil.

Qual o endereço do Palácio do Planalto?

Endereço: Praça dos Três Poderes, Brasília – DF, 70150-900.
Telefone: (61) 3411-1221

Quando foi construído o prédio do Palácio do Planalto?

O projeto arquitetônico do Palácio do Planalto é do arquiteto Oscar Niemeyer. O prédio começou a ser construído em em 10 de julho de 1958. A obra foi concluída a tempo de tornar o Palácio o centro das festividades da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960.

Onde era a sede do poder executivo Brasileiro antes da construção do Palácio do Planalto?

Antes da construção do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada, o Palácio do Catete, localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi a sede do poder executivo brasileiro de 1897 a 1960. A partir desse ano, a sede do poder executivo foi transferida para a recém-inaugurada cidade de Brasília. A partir da década de 1970, o Palácio do Catete passou a abrigar o Museu da República, função que continua exercendo até hoje.O edifício se situa em frente a um jardim com lago, gruta e coreto. O terreno do palácio e do jardim é limitado pelas ruas do Catete, Silveira Martins e Praia do Flamengo.

Quais são os pavimentos do Palácio do Planalto?

O Palácio consta de quatro pavimentos, com uma área de 36 mil metros quadrados e quatro anexos.
No primeiro pavimento, serviços de Recepção e Portaria e Comitê de Imprensa.
No segundo pavimento estão os salões Leste, Nobre, Oeste, Sala de Reuniões e Secretaria de Imprensa e Divulgação.
No terceiro pavimento se encontram: o Gabinete Presidencial e dos seus assessores mais diretos.
No quarto e último pavimento funcionam, a Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional.

Qual o tamanho da Biblioteca do Palácio do Planalto?

A Biblioteca do Palácio do Planalto tem cerca de 33 mil livros. Na biblioteca também é possível encontrar coleções de Leis do Brasil, do Diário Oficial da União, e de discursos dos presidentes da República.
A biblioteca tem área para atender portadores de necessidades especiais e espaços amplos para estudos individuais e em grupo. O local é aberto ao público, mas o empréstimo domiciliar de livros é restrito apenas aos servidores do Palácio do Planalto.

Quanto custou a reforma do Palácio do Planalto?

A reforma do Palácio do Planalto feito em março de 2009 custaram aos cofres públicos cerca de 103 milhões de Reais. A reforma abrangeu a restauração, a substituição das redes hidráulica, elétrica e de ar-condicionado e a ampliação dos elevadores. No subsolo, foi construída uma garagem para 500 carros. O prédio foi entregue em 31 de maio de 2009.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes