Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Passe livre. História no Brasil e no mundo, propostas e cidades

Perguntas e respostas sobre o Que é o Passe Livre. Qual a sua história e quais são as Propostas do movimento? Quando ele começou a ter importância no cenário nacional

Página Inicial / Política

O Que é o Passe Livre?

Passe Livre é o sistema de integração para o uso gratuito do transporte público,ele é liberado para motivos exclusivos e especiais,como o uso para pessoas com baixa renda,estudantes da rede pública,pessoas que tem algum tipo de necessidades especiais,ou em alguns casos,o passe livre é estendido para pessoas que estão desempregadas.

Qual a Sua História?

Ele foi criado a fim de ajudar principalmente os mais pobres e tambéma melhoria de vida da população como uma forma até mesmo de lazer,os anos 90,uma cidade da bélgica chamada Hasselt,foi a primeira cidade a ter 100% do transporte público 100% gratuita,a 1a cidade grande que implantou o passe livre foi Sydney na Austrália,muitas cidades do mundo oferecem o transporte com tarifa zero integral desde que sejam estudantes credenciados na rede pública,como Santiago,Paris,Moscou,em algumas cidades americanas como Baltimore,entre outras cidades.

Qual a História do Passe Livre no Brasil?

O Movimento surgiu em 2005,por um grupo de estudantes que exigiam melhoras para os estudantes tendo como exemplo grandes cidades do mundo e assim tentando beneficiar as classes estudantis e pessoas com necessidades financeiras.

Quando o Passe Livre começou a ter importância no cenário nacional

Ele começou a ganhar importância a partir de 2013,com os protestos estudantis que reuniram mais de 100 mil pessoas em Junho,contra a presidente Dilma Rousseff,eles exigiam a tarifa zero e mudanças radicais no sistema de transporte,além da sua reorganização,juntamente com protestos contra a Cura Gay,os gastos excessivos com a Copa do Mundo 2014,a PEC 37 entre outras

Quais são as Propostas do movimento?:

Segundo o criador do projeto,Marcelo Pomar,a principal bandeira do movimento é a migração do sistema de transporte privado para um sistema público, fato que garantiria o acesso universal através do passe livre. Para o movimento, isto traria um sistema de transporte sem exclusão social e assim garantiria uma melhor distribuição de transporte e movimentação para todos,garantindo a segurança e melhoras a todos,para o grupo,os protestos é a melhor forma de pressionar contra o governo para a execução e realização do objetivo.

Quais são as cidades que implantaram o Passe Livre

Os cartões do Bilhete Único de São Paulo,o Cartão BOM que integra a Grande São Paulo,Grande Campinas e Litoral de São Paulo,além de Suzano,Recife,Rio de Janiero e Belo Horizonte,além de algumas cidades pequenas pelo Brasil,desde que atendam os requisitos necessários que são obrigatórios e determinados pelas prefeituras,as pessoas podem retirar e ter o acesso ao Bilhete.

Qual a importância e o legado que eles deixaram?

A importância foi é que devido aos fortes protestos e o forte apoio da população em geral,conseguiu pressionar ao poder público a ceder a população,com a enorme aporvação,o legado que deixou para o futuro é um ótimo bgenefício as pessoas ajudando a quem realmente precisa e assim ajudando a todos ter um bem estar.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes