Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Pragmatismo político. O que significa pragmatismo, discursos e filosofia

Perguntas e respostas sobre o que é o pragmatismo político? Quais são os temas discutidos por ele? O que significa pragmatismo (filosofia)? Veja essas e outras respostas

Página Inicial / Política

O que é o pragmatismo político?

Pragmatismo político é um site idealizado com o lema “Somente a cidadania plena conduz a democracia. Não há outra forma de ser cidadão que não seja através da educação ideológica e política”.

Desde quando o site está no ar?

O site pragmatismo político está no ar desde o ano de 2009 e atua até os dias atuais.

Quais são os temas discutidos pelo Pragmatismo Político?

A página Pragmatismo Político possui abas que se assemelhariam aos cadernos de notícias dos jornais. No caso do site, as abas são “Educação”, “Porões da Ditadura”, “Cultura”, “Eleições 2014”, “Saúde” e “Mídia”. Cada uma dessas divisões possui um coletivo de textos escritos por diversos redatores do site. Além desses “cadernos digitais”, a página conta com o que seria uma capa de jornal, notícias e textos postos para discussões em sua pagina principal.

O que significa pragmatismo (filosofia)?

O pragmatismo é considerado uma filosofia metafísica. O objetivo é que as conclusões e ideias sejam compreendidos apenas partindo de atividades práticas. O termo pragmatismo em si diz respeito a uma doutrina filosófica do final do século XX. Nela, diz-se que o ser pragmático é aquele dotado de objetividade, realista e considera a verdade como resultante apenas da prática. A partir daí, tem-se que as atitudes apenas são dotadas de verdade se servirem de solução imediata aos problemas os quais são enfrentados naquele exato momento. O termo foi usado pela primeira vez em 1898 pelo estudioso William James, e afirmou que pertencia a Charles Sanders Pierce, que o teria citado e explicado por volta do ano de 1870.

Sendo assim, muito se compara com as teorias do empirismo, tendo em vista a experiência para se afirmar ou comprovar algum estudo. Além disso, o pragmatismo defende que um estudo só deve ser realizado se for para a sociedade, utilidade pública, e não da ciência pela ciência.

E o termo Pragmatismo Político?

O próprio site define pragmatismo político como algo na natureza humana. Em suma, significa renunciar desejos e vontades próprias em favor de uma sociedade menos caótica. “Pragmatismo político, portanto, não é um caminho exclusivo da concepção esquerdista, mas de todas: da direita, do centro ou das variantes de ambas. Enfim, ser pragmático, tanto no campo político quanto em todos os setores da vida é inerente à vida humana no planeta Terra; porque a diversidade natural das coisas, disciplinada por regras de convívio, obrigada todos a integrarem sua individualidade à coletividade.” – http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/09/o-que-e-pragmatismo-politico.html



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes