Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Regimes totalitários. Definição, totalitarismo no Brasil e no mundo

Perguntas e respostas sobre regimes totalitários. Porque por de trás do totalitarismo tem sempre um nome forte? A ditadura em 1964 no Brasil foi um regime totalitário?

Página Inicial / Política

Defina o que é regime totalitário.

É um sistema político onde o Governo manda em todas as situações da população sem aceitar qualquer interferência vinda do povo ou da própria administração. Nada tem a ver com democracia. O Regime Totalitário, ou totalitarismo faz que seu governante seja a única voz de comando e autoridade máxima.

Podemos considerar que ele é uma forma de ditadura?

A ditadura tem seu comando nos militares ou conta com eles para existir;o totalitarismo não aceita interferência do militarismo. Mas sim, não deixa de ser uma ditadura, mas seu Governo vem de uma única pessoa. O poder total em suas mãos.

Como podemos reconhecer quando um povo vive nesta condição?

Quando o povo é tratado e manipulado como uma “massa”. Ele não é dividido em classes, apenas uma massa. Massa de manipulação nas mãos do governante totalitário. Se eles são manipulados, pouco é feito em benefício a esse povo, apenas é feito a favor dos interesses de seu governante.

O Brasil já teve um governo totalitário?

Foi no período do Estado Novo entre 1937 a 1945 no Governo Getúlio Vargas. Ele fechou o Congresso e ignorou a Constituição, governou por si só. Foi um ditador que tinha o apoio da “massa” por que sabia conduzir o povo a seu favor.

Outros países também tiveram?

Na verdade esse tipo de Regime político surgiu depois da Primeira Guerra Mundial em vários locais: União Soviética com Stálin, que ficou conhecido como Totalitarismo de esquerda, na Itália com Mussolini chamado de Facismo e finalmente na Alemanha com características próprias do Nazismo com Hitler. Depois da Segunda Guerra Mundial isso acabou.

Porque por de trás deste regime sempre tem um nome forte?

Por que o que vale é a exaltação do líder, só assim ele é totalitário. Cada um desses nomes mencionados como ditadores totalitários tinham uma ideologia, mas a exaltação deles vinha em primeiro lugar.

Podemos considerar a ditadura em 1964 no Brasil um período de regime totalitário?

Não, foi um período de ditadura, mas de tortura contra a população que não aceitava a ditadura. Não houve a exaltação de um homem no governo por que os militares estavam no poder por todo o país. Os militares trabalhavam e matavam quem era contra o governo comandado por eles. Não existiu uma ideologia.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes