Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Soberania. De um país, de Deus e do indivíduo em casa

Perguntas e respostas sobre o que é soberania, um país soberano, a soberania de Deus e de um indivíduo sobre a sua casa, como determina a Constituição Federal. Veja a nossa FAQ.

Página Inicial / Política

O que é soberania?

O Dicionário Pliberam usa vários termos para definir, entre esses termos podemos destacar: Poder supremo, autoridade moral e excelência. Esses parecem ser bons termos para definir a soberania. Mas em outras palavras podemos dizer que é a qualidade ou a condição de alguém que está acima e quem não depende de interferências externas para sua ação.

O que é a soberania de um país?

Um país soberano, como o Brasil, por exemplo, é uma nação que tem leis próprias, uma constituição e um governo legalmente estabelecido e com isso tem o reconhecimento de outras nações. Mais que isso a soberania nacional indica que o país não pode ser invadido ou ter seu território violado por qualquer outra nação, bem como indica também que o país tem autonomia de governo e controle da nação.

O que é a soberania de Deus?

Talvez a soberania de Deus seja a única que existe de fato. Segundo a revelação do próprio Deus através dos vários livros do Bíblia Sagrada, dentre as diversas formas que devemos reconhece-lo, uma delas é de que ele, Deus é soberano. Em outras palavras, sua revelação é de que todas as coisas foram criadas por ele e que ele tem o domínio sobre os céus e a terra e todo o universo. Ele não precisou de ninguém para fazer todas as coisas e não depende de ninguém para manter o domínio sobre tudo.

Soberania e a mesma coisa que tirania?

Não. A tirania é uma condição de injustiça de governo desleal, severidade, opressão, entre outras coisas. Tome como exemplo a soberania de Deus, pois mesmo ele tendo o domínio sobre todas as coisas ele determinou responsabilidades aos homens, estabeleceu alianças com esses irá julgar as pessoas de acordo com o que elas fizeram. Portanto a soberania é uma prerrogativa, mas não uma imposição tirana.

Umas pessoas detêm a soberania sobre sua casa?

Segundo a Constituição Federal do Brasil, sim. No artigo 5º, inciso XI, diz o seguinte: a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes