Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de governo: Monarquia e democracia, aristocracia e ditadura

Perguntas e respostas sobre tipos de governo, como a democracia, anarquia, monarquia e ditadura. Como surgiram as formas de governar e como podemos defini-los hoje.

Página Inicial / Política

Conheça os tipos de governo que existem ou que já existiram na história das sociedades humanas

O que é um governo?

O Governo é uma estrutura social que existe com o intuito de liderar e ser responsável por determinada sociedade humana. O Governo se utiliza das ferramentas do Estado para exercer sua liderança. O Governo deve regrar e organizar a sociedade. O tamanho do governo varia de acordo com o tamanho do Estado e pode ser local, regional e nacional. É a instância máxima de administração executiva.

Como surgiram os governos?

Alguns filósofos, historiadores e sociólogos acreditam no que se chama de Contrato Social. A partir do momento que os seres humanos passaram a se reunir em civilizações e abandonar o estado de natureza, foi necessária a criação de um organismo para promover a mediação e a harmonia dentre os membros deste grupo de pessoas. Os primeiros Estados teriam surgido originalmente decorrente da evolução humana e emergiram das comunidades primitivas. Pode surgir do próprio meio, sem decorrência de qualquer fator externo.

O que o define?

Normalmente, o que define um governo é a forma como exerce seu poder, quem é o Chefe de Estado, quem é responsável por colocar governantes em seus cargos e até mesmo como o próprio governo se define. Falaremos aqui sobre quatro tipos de governo: monárquico, democrático, ditatorial e anárquico.

O que é uma monarquia?

A Monarquia é um tipo de governo em que o poder está nas mãos do monarca, seja ele (a) Rei/Rainha, Imperador/Imperatriz, regente ou outra definição para o Chefe de Estado. O governo é chefiado pela Família Real, que tem uma linha de sucessão e a prerrogativa de se manter no poder, normalmente de maneira hereditária.

Há alguns séculos, a monarquia era absolutista. O Rei mandava e assim se fazia. Hoje em dia, nas monarquias remanescentes, a maior parte dos regimes é parlamentarista. Ou seja, o Rei desempenha um papel relativamente figurativo, enquanto os congressistas são os responsáveis pela administração do país. Neste modelo, o líder é o Primeiro Ministro.

Existe a monarquia absoluta onde o rei ou rainha tem total poder e pode ter um gabinete de conselheiros apenas para auxiliar o monarca. Já no caso da monarquia limitada, o monarca governa de acordo com a constituição, sem utilizar suas próprias vontades.

O que é a democracia

Regime criado na antiga Atenas, a Democracia moderna se desenvolve a partir da Revolução Francesa e é o modo de governo mais utilizado nos países da atualidade. Neste modelo, os responsáveis por decidirem os governantes são a população, por meio de eleições. Costuma contar com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, normalmente sob o comando do ou da Presidente da República.

Neste regime não há poder hereditário, e sim poder outorgado pela escolha popular, que também é “a dona” de todos os bens do Estado, considerando que são propriedade pública.

O que é uma ditadura?

Um governo ditatorial é aquele em que um pequeno grupo de pessoas comanda um país de forma arbitrária e normalmente com tirania ou violência a opositores. A diferença da Ditadura para a Monarquia é que normalmente governos ditatoriais assumem o poder através de Golpes de Estado ou situações de guerra, enquanto que na monarquia existe a legitimação do governo através da Família Real. Em uma ditadura o governante não respeita a democracia, governa de acordo com suas próprias vontades e não respeita as vontades e direitos da população e não respeita a divisão de poderes.

O que é anarquia?

A Anarquia é o sistema de Estado que não possui governo, deixando o país a cargo da própria população. Relativamente utópico, o sistema anárquico teve poucas experiências de realização nos últimos tempos e com muito pouco sucesso. É um modo de organização social livre e cooperativo. No anarquismo, diferente das formas de governo a sociedade é que precisa se adaptar ao indivíduo.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes